O projeto contempla a instalação de leiras impermeabilizadas e com drenagem, a instalação do sistema ecológico de tratamento de água cinza, além de encontros formativos com as iniciativas vinculadas à rede da Associação.

Com grande alegria e satisfação, iniciamos neste segundo semestre de 2025 o projeto Compostagem Comunitária: Estruturação e Formação. Além de focar na dimensão formativa e técnica da atividade de compostagem, a iniciativa vai assegurar avanços na estrutura operacional da Central de Referência Laboratório Terra Orgânica e nos auxiliar a seguir nosso propósito de fortalecimento e consolidação da compostagem comunitária, do engajamento social, da valorização dos resíduos e da agroecologia.
O trabalho faz parte de uma estratégia integrada de transformação comunitária e sua execução está ocorrendo simultaneamente com outros dois projetos. As atividades no nosso pátio iniciaram em julho e seguirão até dezembro, e contemplam a instalação de três leiras impermeabilizadas com cobertura e drenagem, e a instalação do sistema ecológico de tratamento de água cinza (é chamada “água cinza” a água residual de processos domésticos, como lavar louça, roupa, ou tomar banho) através de círculo de bananeira. Além disso, serão realizados encontros formativos de troca de conhecimentos e envolvimento social com as iniciativas vinculadas à rede da Associação.

Passada a fase inicial, com a realização de reuniões de planejamento, aquisição de ferramentas, EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e materiais, bem como a identificação visual dos espaços e das bombonas de coleta de resíduos, os trabalhos já estão em fase de implementação e a primeira leira impermeabilizada já está em fase de teste. A cobertura apresentou excelente desempenho após uma noite de chuvas e ventos intensos na noite do sábado (23) e madrugada de domingo (24), que, conforme dados da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), foram registrados ventos que variaram entre 50 e 70 km/h.
Uma publicação compartilhada por Laboratório Terra Orgânica (@laboratorioterraorganica)
A qualificação do nosso pátio é a consolidação dos resultados de muito trabalho, dedicação, suor e amor pela causa. A impermeabilização promove a segurança ambiental, profissionaliza a nossa atuação, e ainda viabiliza acesso ao biofertilizante – resíduo líquido que se origina do processo de compostagem e que é um potente bioinsumo natural. Esse líquido precioso acrescenta nutrientes e melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo, além de ser uma alternativa de fonte de renda. Com essa nova infraestrutura, avançamos de forma mais segura no fortalecimento da compostagem comunitária oferecendo um modelo replicável, acessível e inspirador.

A realização desse projeto se tornou possível com recursos provenientes de emenda parlamentar da Mandata Bem Viver e execução pela Secretaria Municipal de Licitações, Contratos e Parcerias da Prefeitura de Florianópolis.
Camila Cabrera
Jornalista
MTB 16.528