Essa e outras atualizações, você encontra no nosso post semanal: Novidades da Central. Edição 5.

Inauguração do Instituto Caeté
Neste último sábado, 04/03/23, fomos à festa da Comuna Amarildo de Souza que inaugurou o Instituto Caeté. Fruto de 10 anos de luta, a função do Instituto será criar uma escola política envolvendo as temáticas na luta pelos direitos da classe trabalhadora e contra as opressões que perseguem os setores criminalizados pelo capitalismo. A história deste instituto tem como raiz 10 anos de luta, de cerca de 700 famílias, por terra, trabalho e teto, na região metropolitana de Florianópolis-SC.
–
Hoje assentados em Águas Mornas, vivem a Comuna Amarildo de Souza (@assentamentocomuna), um modelo comunitário e agroecológico de gestão da terra e dos bens sociais. Parabéns pela vitória de mais um passo dado! Temos certeza, o exemplo de vossa história e o saber que será fomentado neste instituto já é de grande valia para a construção da justiça social e ambiental em nossa região.
No último sábado, dia 04/03/23, fomos ao Instituto Arco-Íris prestigiar a inauguração do Instituto Caeté. A função do Instituto será criar uma escola política envolvendo as temáticas na luta pelos direitos da classe trabalhadora e contra as opressões que perseguem os setores criminalizados pelo capitalismo.
A história do instituto tem como raiz 10 anos de luta, de cerca de 700 famílias, por terra, trabalho e teto. Hoje assentados em Águas Mornas, região metropolitana de Florianópolis, vive a Comuna Amarildo de Souza.
Modelo Comunitário e Agroecológico
A comuna é um modelo comunitário e agroecológico de gestão da terra e dos bens sociais. Parabéns pela vitória de mais um passo dado! Temos certeza, o exemplo de vossa história e o saber que será fomentado neste instituto já é de grande valia para a construção da justiça social e ambiental em nossa região.
Iniciando a segunda placenta de agrofloresta
No nosso manejo de compostagem do dia 03/03/2023, começamos a inserir os resíduos orgânicos nas segunda placenta de agrofloresta.
Seguimos fazendo as leiras de compostagem no local que permanecerão, exatamente onde serão feitas as linhas de agrofloresta, desenvolvendo assim um modelo de Agrofloresta Urbana dentro de uma central de Compostagem Comunitária.

Manejo agroflorestal no pátio do Norbecker
Na última semana estivemos lá no pátio do Norbecker, sede do Laboratório Terra Orgânica.
Os manejos por lá tem acontecido de 15 em 15 dias devido a mudança de logística em nossas atividades, porém, o espaço está aberto para àqueles que querem experienciar algo por lá junto de nós. Alô Campeche, bora plantar comida no bairro pro bairro!
Plantando comida na cidade
Dando continuidade a nosso plantio semanal, na última semana plantamos 150 mudas de hortaliças variadas. A nossa cesta de hortaliças agroecológicas é ofertada através da plataforma de economia colaborativa da Muda Outras Economias.
Além da oferta na Rede Muda, nossas hortaliças são destinadas para outras ações comunitárias de nossa região como asilo e escolas.

Compostagem Comunitária em números
- Coletas: 121
- Volume: 34.545
- Desde: 23/03/2020

Quer participar do manejo? Acompanhe o instagram do Laboratório Terra Orgânica (@laboratorioterraorganica) para saber onde será a compostagem da semana. Ela acontece toda sexta-feira à partir das 08h30.
O projeto Laboratório Terra Orgânica conta com o apoio da rede Saúva.