A Compostagem é um processo natural de reciclagem de resíduos orgânicos. O que antes era considerado “lixo” e que por diversas vezes acaba sendo descartado de maneira errada, tem a possibilidade de se transformar em um poderoso adubo orgânico que alimentará novas vidas, trazendo os resíduos orgânicos de volta ao seu ciclo natural.
O que é Compostagem Domiciliar
A compostagem domiciliar é feita em casa, onde você mesmo se responsabiliza por seus resíduos e gera seu próprio adubo orgânico.
Mais do que somente destinar seus resíduos a um empresa de compostagem, a importância da compostagem domiciliar vai além da gestão de resíduos. Traz pra dentro de casa a responsabilidade individual que cada ser tem sobre suas atitudes.
Quando realizamos esse tipo de tarefa em nossas casas educamos pessoas que estão em nosso meio, reduzimos emissões de gases e ainda temos como bônus deste ato revolucionário um ótimo adubo orgânico que nos deixa evidente a resposta para a pergunta: “porque fazer compostagem domiciliar?”.
Principais cuidados
Já existem alternativas para se fazer até mesmo compostagem em apartamentos, mas para que tudo seja feito de maneira correta, sem atrair animais e sem odores é preciso ficar atento a alguns pontos.
Equilíbrio de materiais
O principal cuidado a se ter com qualquer modelo de compostagem, independente da proporção, é um bom equilíbrio entre os materiais básicos, conhecidos como secos e úmidos. Os materiais úmidos são seus resíduos orgânicos a serem compostados, e os secos, palha, folhas, serragem, cepilho… materiais que criarão espaço entre os resíduos, permitindo que o ar circule entre eles.
Higiene e limpeza
Sabendo que a compostagem domiciliar é feita em casa, outro ponto importante a se ficar atento são os cuidados com a higiene e limpeza da área de compostagem. Manter os resíduos orgânicos com uma boa cobertura de palha ou folha evita com que os cheiros ruins surjam. Compostagem bem feita não fede!
O que pode e o que não pode colocar numa composteira doméstica
Na grande maioria dos tipos de compostagem todo resíduo orgânico pode ser compostado. Porém, para definir o que de fato vai ou não vai em sua composteira deve-se ficar atento ao modelo de compostagem a ser seguido.
Modelos de Compostagem Domiciliar
Na compostagem domiciliar destacam-se principalmente os modelos de compostagem: termofílica em leiras estáticas e o minhocário ou caixas de compostagem.
Composteira termofílica em leiras estáticas
Nesse modelo, os fungos e bactérias utilizam da boa circulação do oxigênio promovida pelo equilíbrio de materiais secos e úmidos. Na compostagem termofílica é possível colocar qualquer resíduo orgânico. Desde cascas, talos, restos de alimento em geral a embalagens compostáveis.
Precisa-se de um pátio caso seja feita diretamente no chão. Também pode ser feita em caixas, mas como precisa de uma boa circulação de ar dentro da leira necessita-se que a caixa seja grande, tipo uma caixa d’água.
Minhocário ou Caixas de Compostagem com Minhoca
Por utilizar caixas menores empilhadas na vertical, precisa-se de pouco espaço para que se possa fazer este modelo, tornando ele ideal para a compostagem em apartamentos. Podendo ser feita com poucos materiais ou comprada, uma rápida pesquisa na internet te trará uma grande variedade de modelos.
Geralmente dividido em 3 compartimentos, onde duas delas com furos no fundo que tem a função de digerir os resíduos orgânicos através da compostagem e uma terceira sem furos que ficará na base para coleta do adubo líquido gerado, também conhecido como chorume.
A primeira caixa é onde será colocado o resíduo orgânico e a matéria seca (cepilho, palha, serragem), após encher o compartimento ele será trocado de lugar com a segunda caixa, onde a magia acontece. Nessa segunda caixa é onde os resíduos entram em decomposição se transformando em adubo.
O processo dura cerca de 1 mês, e dentro desse período não deve-se colocar resíduos nesse compartimento e deverá ser mantida uma aeração frequente. Caso necessário, adicione uma caixa digestora a mais.
A terceira caixa, ou compartimento de base, coletará o resíduo líquido gerado, chamado de chorume, um adubo líquido de extrema qualidade que pode ser utilizado de forma diluída para adubação do solo ou até mesmo adubação foliar
A compostagem com minhocas, ou minhocário, é um processo super rápido, mas é necessário ficar atento aos tipos de resíduos que serão colocados. Cítricos e alimentos muito condimentados tendem a atrasar ou até mesmo interromper o processo, promovendo a morte ou fuga das minhocas.
Meus resíduos, minha responsabilidade!
Nessa onda seguimos, convictos de que: somos responsáveis por aquilo tudo que fazemos e que toda atitude tomada hoje irá refletir lá na frente. Por isso acreditamos tanto no envolvimento das pessoas na gestão dos resíduos orgânicos.
A compostagem domiciliar é uma etapa importante dessa missão, mas para quem quer se arriscar um pouco mais e pôr em prática algo ainda maior, que cause mais impacto social e ambiental, envolvendo a comunidade, a arte e a agricultura, conheça mais sobre a Compostagem Comunitária.