Breve histórico da compostagem comunitária no residencial Norbecker – Campeche – Florianópolis

O início da história da compostagem no Residencial Norbecker data de 2015, pelas mãos de Régis, que durante 6 anos se dispôs a receber resíduos orgânicos e processá-los através de leiras de compostagem na “área verde” do residencial. O composto gerado serviu de alimento para diversas plantas, como árvores frutíferas que até hoje se encontram no local. Durante todos esses anos, voluntariamente, ele vem prestando um serviço à comunidade local, município e natureza.

Em 2020, quando outras atividades vinham colocando a compostagem em segundo plano, outros dois moradores – Lucas e Patrick – decidiram se juntar a Régis a fim de ajudar a envolver mais moradores do residencial na entrega de resíduos orgânicos. Após algumas semanas trabalhando juntos, decidiram formalizar o empreendimento Compostagem Terra Orgânica.

A manutenção das leiras de compostagem vem sendo realizada semanalmente, assim como o cuidado com o espaço comunitário. A construção de um ambiente agradável e convidativo à comunidade local, aumentando o senso de pertencimento dos moradores, é parte fundamental para o sucesso do empreendimento. Da compostagem ao plantio de alimentos, a Compostagem Terra Orgânica dialoga com os ciclos da natureza através da Educação Ambiental, Agroecologia e Agricultura Urbana.

O que é a compostagem?

A compostagem abrange uma série de técnicas utilizadas para acelerar os processos biológicos de decomposição e reciclagem de materiais orgânicos, transformando-os em composto orgânico, rico em nutrientes para as plantas.

Nós trabalhamos com a compostagem termofílica em leiras estáticas com aeração passiva, também conhecido como Método UFSC de compostagem, pois foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal no município de Florianópolis. É uma técnica ideal para contextos urbanos, pois pode ser empregada em pequena escala, utiliza matérias-primas locais (resíduos orgânicos de residências ou de podas de árvores, palhada de roçada de vias urbanas e serragem), não gera odores e não atrai moscas.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *