Usuários residenciais

Como participar separando o resíduo em sua residência

Contribua na construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada e socialmente justa através da separação correta dos resíduos orgânicos. Saiba quão fundamental é sua participação e como fazer parte dessa transformação.

1º passo – Separar

A separação dos resíduos orgânicos começa em sua casa. Essa é uma tarefa extremamente simples que pode ser iniciada com um pote de sorvete ou outro recipiente com tampa onde serão colocados os resíduos. Desta forma você evitará o uso de sacolas plásticas e vazamentos indesejados.
Caso tenha dúvidas quanto ao que colocar no recipiente, clique aqui.

 

2º passo – Cadastrar

Em seguida, deverá fazer o seu cadastro em nosso sistema. Você poderá fazer isso através do nosso site ou do aplicativo Compostagem Terra Orgânica, disponível para celulares Android. Utilize os links abaixo para baixá-lo e realizar seu cadastro.

Baixar o aplicativo
Fazer o cadastro

 

3º passo – Entregar

Depois será preciso encontrar o ponto de entrega voluntária mais próximo da sua casa e levar seus resíduos até lá.

 

4º passo – Registrar

A cada entrega de resíduos, registre o volume que adicionou na bombona através do aplicativo. Esta etapa é muito importante pois garante o direcionamento do recurso financeiro correspondente para o agente de compostagem responsável pelo manejo dos resíduos do ponto de entrega que você está usando.

O que é viabilizado através da sua participação?

Distribuição de renda

Usuários Residenciais

Baseado no volume total de resíduos registrado em nosso aplicativo, direcionaremos o valor correspondente vindo de nossos financiadores para o pagamento do trabalho realizado por cada agente de compostagem. É uma forma de estimular o tratamento de resíduos orgânicos de forma descentralizada e assim distribuir a renda na sociedade.

Autonomia das iniciativas e agentes de compostagem

O resíduo processado transforma-se em composto orgânico que será utilizado com total autonomia pelo agente de compostagem. Podendo retornar a sociedade na forma adubo ou de alimentos orgânicos gerando assim mais oportunidades de rentabilização da sua atividade e garantindo mais condições de permanecerem na atividade.

Diminuição dos custos com transporte

Quando você utiliza um ponto de entrega próximo a sua casa, evita-se o transporte deste volume de resíduo por grandes distâncias até os aterros sanitários. Isso gera economia para a sociedade como um todo. 

Aumento da vida útil dos aterros sanitários

Os aterros sanitários são áreas destinadas a enterrar os resíduos urbanos. Possuem uma capacidade máxima que quando é atingida o aterro é interditado é preciso encontrar uma nova área para este fim, Isso significa que cada m3 de resíduo processado de forma descentralizada nas iniciativas de compostagem equivale a um tempo de sobrevida do aterro sanitário no qual este resíduo seria depositado.

Ampliação da disponibilidade de alimentos orgânicos

A compostagem tem como produto de sua atividade o composto orgânico que é a base para a produção de alimentos orgânicos. Ao se ampliar a produção de composto orgânico é possível facilitar a ampliação da produção de alimentos orgânicos tornando-os cada vez mais acessíveis para o consumidor final.

Participe fazendo o seu cadastro!

Portanto, não se esqueça de se cadastrar no aplicativo e registrar cada entrega de resíduos que você fizer. O seu engajamento garante o sustento financeiro da nossa proposta e da iniciativa que recicla seus resíduos orgânicos.

Fazer o cadastro