Perguntas frequentes

Parguntas frequentes

O que devo separar para colocar na compostagem?

  • Cascas e restos de todo tipo de frutas, verduras e legumes;
  • casca de ovo;
  • borra de café (e o filtro);
  • guardanapos;
  • restos de alimentos cozidos.

Posso colocar comida cozida na compostagem?

Sim! A comida cozida, assim como as cascas de frutas acidas como limão e laranja podem prejudicar a atividade adequada das bactérias em sistemas de porte bem reduzido, como sistemas de apartamento por exemplo. Nossa compostagem tem volume suficiente para processar tanto alimentos cozidos como cascas de frutas ácidas.

E as podas e verdes, como troncos, galhos, folhas e grama cortada?

Esse tipo de material pode ser colocado em nosso pátio de compostagem, nas áreas demarcadas para isso. As bombonas NÃO devem ser utilizadas para descarte de tais materiais.

Tem algum tipo de resíduo orgânico que não devo colocar nos pontos de coleta?

Sim.

  • podas e verdes (troncos, galhos, folhas, grama). Há um espaço destinado para tais resíduos no nosso pátio de compostagem.
  • Óloe de fritura. Este deve ser colocado em garrafas PET e deixado ao lado das bombonas nos pontos de coleta. Daremos um destino mais adequado pra ele.
  • Entulhos
  • Fezes de animais domésticos. Por enquanto preferimos não processar este tipo de resíduo.

Onde são os pontos de coleta?

Atualmente os pontos de coleta são todos no residencial Norbecker, onde também se encontra nosso pátio de compostagem, no bairro Campeche.

Vocês pretendem criar mais pontos de coleta?

A expansão da coleta para além do residencial Norbecker está em nossos planos, porém, dentro de um raio de proximidade. Nós acreditamos em um modelo descentralizado de compostagem, com núcleos de compostagem e produção de alimentos que gerem trabalho e renda localmente.

O composto produzido não pode conter doenças?

Com o método UFSC, as leiras de compostagem atingem temperaturas superiores a 70ºC,  Esta temperatura é suficiente para eliminar os patógenos e garantir um composto de excelente qualidade.

O processo de compostagem não exala mal cheiro? Por quê?

Não, pois utilizamos um método de compostagem aeróbica  (método UFSC), em que fungos e bactérias são os responsáveis pela decomposição da matéria orgânica liberando apenas gás carbônico e vapor de água para a atmosfera. Alguns fatores são determinantes para que o processo corra bem: controle de umidade, relação carbono/nitrogênio dos materiais, aeração e dimensionamento da leira.

Para colocar os resíduos orgânicos da minha casa nos pontos de coleta devo me cadastrar? Por quê?

Pedimos encarecidamente que SIM!

Ao se cadastrar, você nos ajuda a compreender melhor a origem dos resíduos que estamos processando e seguir melhorando nosso serviço. Isso é muito importante para que possamos buscar recursos que viabilizem a compostagem como estamos propondo. Você também fica por dentro das nossas últimas atualizações, novidades, além de poder se conectar a um riquíssimo conteúdo sobre compostagem, agricultura urbana e agroecologia.

Devo pagar para usar os pontos de coleta?

O pagamento pela utilização de nossos pontos de coleta é feito de forma voluntária. Agradecemos aqueles que puderem contribuir, mas não queremos que deixe de separar seus resíduos por questões financeiras. O pagamento pode ser feito de forma pontual ou regularmente.

Vocês coletam os resíduos em minha residência?

Dependendo do local que você mora, sim. Neste caso cobraremos uma taxa de coleta. Para saber mais detalhes entre em contato com gente clicando aqui.

Desejo contribuir financeiramente com a iniciativa. Como posso fazer isso?

Basta clicar aqui e escolher a forma como deseja contribuir. Agradecemos a generosidade!

Gostaria de realizar algo similar, por onde posso começar?

Nas sextas feiras a tarde é dia de trabalho aqui no nosso pátio. Estamos abertos neste dia para visitas e trabalho comunitário. Venha aprender na prática com a mão na massa!

Outra forma é visitar nosso blog e redes sociais onde disponibilizamos materiais informativos sobre o que fazemos.


Não conseguiu encontrar a resposta que precisava? Entre em contato com a gente.

Preencha o formulário abaixo com sua dúvida que responderemos o mais rápido possível.