Laboratório Terra Orgânica Conclui Primeira Placenta de Agrofloresta

Essa e outras atualizações, você encontra no nosso post semanal: Novidades da Central. Edição 4.

Encontro Online Laboratório Terra Orgânica

Na última quinta-feira, 23/02/2023, realizamos nosso encontro online. Nele explicamos aos interessados nossos planos e propostas para o ano. Já realizado nos últimos 2 anos, o encontro é sempre uma ótima oportunidade de construção conjunta.

Caso não possa ter comparecido, mas tem interesse em acompanhar o que rolou, tudo foi gravado e está disponível no canal do Laboratório Terra Orgânica lá no Youtube. Já aproveita e se inscreve lá, tem vídeo toda semana!

Conclusão da primeira placenta de agrofloresta

Sexta-feira é dia de manejo de compostagem e a dessa semana foi especial! Concluímos a primeira placenta de agrofloresta. Uma leira de compostagem termofílica e aeróbica construída diretamente no local onde serão plantadas as mudas de árvores nativas. A placenta ficou com cerca de 20 metros e recebeu 3.145 litros de resíduos orgânicos.

Após a cura do composto se concluir, serão plantadas árvores nativas e frutíferas que ficarão à disposição da comunidade que ali frequenta e participa. Para conhecer a Horta Projeto, que em parceria com a Terra Orgânica vem construindo esse modelo de agrofloresta urbana, é só comparecer de segunda à sexta-feira, pela manhã na Av. Pequeno Príncipe 721, aos fundos da SEOVE (em frente ao brechó de móveis).

Colheita: Quiabo de Metro e Milho Vermelho Criolo

Outra novidade bem legal foi a colheita de algumas espécies que estávamos cultivando lá no pátio do Norbecker, base do Laboratório Terra Orgânica, como o Quiabo de Metro e o Milho Vermelho. Ambas espécies são oriundas de sementes crioulas disponibilizadas pelo guardião Pedro Henriques e pelo agrônomo urbano Jefferson Pietroski.

Tanto o quiabo quanto o milho já passaram por duas safras, permitindo assim que possamos trocar algumas das sementes por outras espécies raras, dando continuidade ao plano de formar o banco de semente do Laboratório Terra Orgânica.

Aumentando o leque de possibilidades

Num primeiro momento o Laboratório Terra Orgânica tinha como propósito realizar a compostagem da comunidade onde o pátio estava inserido. A alguns anos assumiu o modelo de CSAA (Comunidade que Sustenta a Arte e Agricultura) fomentando a produção de arte, educação ambiental, economia circular e alimentação saudável em parceria com a Rede Saúva e a Muda Outras Economias. Hoje já conseguimos enxergar diversas frentes que uma central de Compostagem Comunitária pode assumir, dentre ela a replicação de sementes crioulas.

Com pouco espaço e insumos de qualidade providos da compostagem e manutenção do pátio, é possível replicar espécies como milho, feijão, abóbora, quiabo… E por aí vai!

Plantio semanal da CSAA segue firme!

Lá no Laboratório Terra Orgânica cultivamos hortaliças agroecológicas que são destinadas à pessoas em situação de vulnerabilidade e para voluntários e parceiros que se cadastram na plataforma da Muda Outras Economias.

Essa semana continuamos com o plantio, e quem foi pro canteiro são: alface lisa roxa, beterraba, cenoura, chicória, repolho. Além de quiabo, mamona vermelha e cana de açúcar que entraram nas linhas de agrofloresta que já estão em andamento.

Compostagem Comunitária em números

  • Coletas: 120
  • Volume: 33.175
  • Desde: 23/03/2020

Quer participar do manejo? Acompanhe o instagram do Laboratório Terra Orgânica (@laboratorioterraorganica) para saber onde será a compostagem da semana. Ela acontece toda sexta-feira à partir das 08h30.

O projeto Laboratório Terra Orgânica conta com o apoio da rede Saúva.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *