Diário de Campo

Diário de Campo

March 18, 2020 Diário de Campo 0

05/06/2020 – Volume compostado: 260 litros

Em meio aos intervalos de uma abençoada chuva, realizamos nossa rotina de processamento de resíduos orgânicos. Mais 260L foram adicionados a leira (180L de resíduos residenciais e 80L de esterco bovino fresco). Nossa leira segue crescendo rapidamente. 

No dia 05 de junho é comemorado o dia nacional do meio ambiente e não podíamos deixar de fazer de menção à importância de mudarmos pequenas atitudes para colaborarmos na construção de cidades mais sustentáveis. 

29/05/2020 – Volume compostado: 220 litros

Anotamos um novo recorde de resíduos orgânicos provenientes de residências, foram 220L nesta semana! Em duas semanas construindo a leira 2, já temos quase metade do volume de resíduos usado na leira 1 (que levou 2 meses para chegar a essa quantidade).

Pouco a pouco vamos conseguindo aproximar mais a comunidade local e aumentar nosso volume de compostagem.  Criamos mais 2 pontos de entrega, totalizando agora 4 pontos espalhados pelo residencial.

Neste dia também começamos a sonhar a expansão de nosso espaço de trabalho, principalmente no quesito agricultura. Começamos a movimentar os restos da poda de uma árvore que foi deixada em nosso pátio, alocando esse material orgânico rico em lignina nas bordas de canteiros. A estruturação de canteiros com materiais ricos nessa substância é importante por vários motivos: proteção física do solo contra sol e chuva, alimentação de microorganismos decompositores, retenção de umidade, ciclagem de nutrientes, entre outros. Temos até o início das chuvas para estruturar todo o espaço para receber nossos plantios.

21/05/2020 – Volume compostado: 120L resíduos orgânicos + 60L esterco de gado

Demos início a segunda leira com o pé direito. Foram 120L de resíduos orgânicos e mais 60L de esterco seco de nossa nova parceria. Um total de 180L.

Abrimos a primeira leira para pegar uma porção do composto em processo de decomposição, que servirá de inoculante de microorganismos decompositores para a segunda leira, acelerando o início do processo de compostagem.

Aproveitamos para revirar a primeira leira para fornecer mais oxigênio para os microrganismos nela presentes.

15/05/2020 – Volume compostado: 160 litros

Após 2 meses de operação, adicionamos as últimas 4 bombonas (160 litros) de resíduos na leira 1,  totalizando um volume de 940 litros – cerca de 750kg – de resíduos orgânicos corretamente tratados que serão utilizados de base para produção de alimentos orgânicos. 

Adicionamos um novo ponto de entrega voluntária (PEV) de resíduos, próximo a uma estrutura construída para o descarte de resíduos recicláveis e aqueles tecnicamente chamados de “rejeito”, que são destinados aos aterros sanitários. 

Outro ponto positivo da semana foi que fechamos uma parceria com um vizinho do residencial que possui um pequeno pasto com cerca de 6 vacas. Começaremos a realizar a limpeza de seu pasto em troca do esterco que for recolhido. Assim, nossas leiras de compostagem e também os canteiros que começamos a preparar, serão abençoados por um riquíssimo esterco bovino. O melhor de tudo é que se trata de um recurso 100% local. Uma troca positiva para os dois lados, algo que buscamos a cada ação!

08/05/2020 – Volume compostado: 140 litros

Nesse dia demos uma atenção especial a outra das frentes da iniciativa, a produção de alimentos. Após a adição de mais 140 litros de resíduos a leira, foi realizada uma poda em uma ora pro nobis e preparo de 120 galhos para a produção mudas (técnica conhecida como estaquia). Também preparamos mais de 30 mudas de ora pro nobis e babosa.

Preparação para uma grande produção de ora pro nobis, uma PANC (planta alimentícia não convencional) muita rica em proteína!

01/05/2020 – Volume compostado: 120 litros

Dando prosseguimento aos trabalhos de compostagem e cuidado com  espaços comuns, adicionamos mais 120L de resíduos a nossa leira, roçamos mais alguns metros quadrados de capim e garantimos nossa palha para as próximas semanas de compostagem.

24/04/2020 – Volume compostado: 120 litros

Mais um dia de compostagem, dessa vez foram 120L de resíduos orgânicos incorporados em nossa leira, que está cada vez mais bonita. Ao fazer o manejo dos resíduos, pudemos notar que o processo de compostagem está correndo bem, pois não se  nota cheiro ruim da leira e a temperatura em seu interior segue elevada, garantindo esterilização de possíveis patógenos.

Após isso, cuidamos um pouco da questão estética de nosso local de trabalho, roçamos capim e grama e plantamos algumas mudas de tabaco em jardineiras do espaço comunitário. Em se tratando de uma iniciativa de compostagem comunitária, prezamos muito pela participação e pertencimento dos moradores do residencial e por isso, estamos buscando manter a área impecável. 

Nesta data também definimos o nome de nossa iniciativa, nascendo assim a Compostagem Terra Orgânica.

17/04/2020 – Volume compostado: 160 litros

Dia de alegria para nós, dobramos a quantidade de resíduos coletados na semana! Agradecemos a todos os novos moradores que toparam nos ajudar na missão de esvaziar o aterro sanitário que recebe o lixo do município, foram mais 160 litros de resíduos.

Seguimos roçando o mato alto da região e juntando a palha para posterior uso na compostagem.

Enquanto roçavamos, fomos abordados por um morador que precisava de que a grama de sua casa fosse cortada. Apesar de não ser nosso foco, ficamos felizes em poder ajudar um vizinho.

10/04/2020 – Volume compostado: 80 litros

Mais uma tarde de compostagem no Residencial Norbecker, mais 80 litros de resíduos orgânicos deixaram de ser destinados ao aterro sanitário. De pouco em pouco vamos fazendo a diferença!

Aproveitamos esse dia para ajudar o residencial cortando alguns trechos de grama e capim que já estavam bem altos. Um cuidado e carinho com espaços comuns, por onde moradores, incluindo crianças, transitam e brincam. Toda a palha roçada foi levada ao centro de compostagem para compor nossas leiras de compostagem.

03/04/2020 – Volume compostado: 80 litros

Em nosso segundo encontro, demos continuidade a leira de compostagem, adicionando mais 80 litros de resíduos orgânicos, serragem e folhas secas. A cada manejo na leira, as paredes e teto de palha são retrabalhados para manter a leira com um formato de trapézio.

Nesse dia nós também espalhamos o material orgânico de podas que os moradores tem depositado na área. Futuramente, com a decomposição desse material, teremos um ótimo espaço para a realização de plantios agroflorestais.

18/03/2020 – Volume compostado: 80 litros

O dia 20 de março foi o marco inicial dos trabalhos em equipe de Régis, Patrick e Lucas. Dia este em que a semente da iniciativa Compostagem Terra Orgânica foi semeada no residencial Norbecker, em Florianópolis.

Começamos nossa primeira leira de compostagem com 80 litros de resíduos orgânicos misturados com serragem e folhas secas e protegidos por paredes de palha seca para proteção contra moscas e outros possíveis vetores de doenças.

Além da compostagem, nós também começamos a roçar os arredores da nossa área de trabalho, que já sendo cuidada a mais de 6 anos pelo Régis, um dos sócios de nossa empresa.

ponto de entrega voluntária Compostagem Terra Orgânica

Sobre o autor

Lucas Morales:

0 Comments

Você gostaria de compartilhar seus comentários?

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Leave a Reply