Consumo Consciente: 6 perguntas que te ajudarão na hora de comprar

O consumo consciente é uma das mais importantes alternativas que temos quando falamos em um futuro melhor em questões ambientais e sociais. O modelo de consumo imediatista que é praticado por grande parte da sociedade gera desperdício e escassez de recursos naturais. 

Caso não tomemos ações imediatas, podemos acabar levando o planeta ao colapso em alguns anos, segundo estudos de especialistas em sustentabilidade da empresa KPMG Gaya Herrington.

Primeiros passos para tornar seu consumo mais consciente

Em um primeiro momento pode parecer difícil criar novos hábitos e até mesmo frustrante quando nos colocamos num nível muito pequeno de impacto, mas toda ação gera uma reação: ao questionar-se sobre uma compra supérflua ou destinar corretamente seu lixo orgânico a uma central de compostagem, sem muito esforço você acaba impactando o mundo a sua volta e ainda descansa uma mente limpa sob o travesseiro.

As 6 perguntas do consumo consciente

Essas 6 perguntas ajudam o consumidor a refletir antes, durante e depois de fazer uma compra e, dessa forma, reduzir os impactos negativos à sociedade e ao meio ambiente que seriam decorrentes dela. O questionário foi desenvolvido em 2017 pelo Instituto Akatu, organização sem fins lucrativos que desde 2001 busca comunicar e educar a sociedade sobre a problemática que o consumo imediatista traz ao planeta, e as perguntas são:

Por que comprar?

Pense bem: “eu preciso disso ou estou me deixando levar pelo impulso?”. Busque alternativas para pequenas necessidades como a troca, aluguel, até mesmo pedir emprestado para um amigo ou familiar é válido.

O que comprar?

Mantenha foco no essencial, busque produtos que preencheram suas reais necessidades. Não esquecendo do mais importante, qual impacto o produtor dessa mercadoria tem causado no planeta? Produtos e empresas responsáveis com o planeta já estão disponíveis nas prateleiras de qualquer mercado.

Como comprar?

De que maneira você irá pagar essa compra? Faz parte de um consumo consciente a educação financeira, compreender de qual maneira pagar para que fique mais fácil de você controlar seus gastos. Pense também na logística dessa compra, quais impactos além do produto você irá gerar nas questões de transporte e embalagem.

De quem comprar?

Busque informações sobre quem lhe vende qualquer tipo de produto ou serviço. Empresas comprometidas com o consumo consciente dos recursos naturais e com o bem-estar de seus funcionários existem e merecem ser valorizadas.

Como usar?

Tomando os devidos cuidados sabemos que podemos aumentar a vida útil de muitas coisas que compramos. Agindo dessa forma, valorizamos a matéria prima que foi utilizada para a produção desse produto como evita-se os impactos associados a sua fabricação, transporte e descarte da indústria.

Como descartar?

Aquilo que já não lhe serve, pode ter muito valor para outras pessoas. Conheça a rotina de coleta do seu bairro, além dela, hoje já existem diversos serviços de coleta particular para cada tipo de material ou resíduo, uma rápida pesquisa na internet irá te ajudar a encontrar serviços ou até mesmo pontos de entrega voluntária, como no caso das centrais de compostagem comunitária.

Agora ficou fácil!

Não perca tempo, comece hoje mesmo a mudar seus hábitos com o auxílio destas 6 perguntas. Caso queira saber mais sobre consumo consciente, leia o texto que temos em nosso blog clicando aqui.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *