“AMANHO – Cantar, tocar e plantar”. A agroecologia regada a música e cultura popular’

Música, agricultura, trabalho coletivo, celebração, ritos de passagem. Hábitos humanos cultivados desde tempos remotos, tão importantes para as culturas contemporâneas e ao mesmo tempo distante da realidade de tantas pessoas.

Resgatar o exercício prático de cada uma dessas palavras em nossas atividades atuais é um desafio que temos o prazer de encarar!

Somos o Laboratório Terra Orgânica, uma CSAA (Comunidade que Sustenta a Arte e a Agroecologia) localizada em Florianópolis-SC, apoiada pela Saúva para dar oportunidades a artistas e pessoas em situação de vulnerabilidade. Produzimos alimentos orgânicos e distribuímos utilizando a plataforma Muda Outras Economias. Através dela, toda uma rede de trocas é estimulada possibilitando o fortalecimento da microeconomia local e melhorando as condições de vida de todos os participantes.

Inspirado no rito tradicional africano de agricultura chamado “Kassa” e honrando toda brasilidade da cultura nacional, nasce o “Amanho”. Segundo nosso querido artista, professor e maestro Déo Lembá, Amanho significa: “um carinho à Mãe Terra, um carinho à quem nos sustenta…”.

Enquanto novos canteiros são abertos, sementes são semeadas e manejos são feitos em áreas cultivadas, é possível se ouvir o tocar dos tambores, os canticos e toda a energia que chega à quem deposita seu suor na terra.

Caminhamos agora para a segunda edição do Amanho o qual no ano de 2021 fez parte do calendário de eventos do “Celebra Muda”, que reuniu amostra de diversas iniciativas fomentadas e fortalecidas pela rede Muda Outras Economias.

Mantendo a proposta inicial de rito de passagem entre estações este é o momento de despedida do verão e entrada do outono. Estamos também próximo a semana internacional da compostagem. Portanto, uma época propícia a atividades de preparo do solo, cuidado com o ambiente, fortalecimento dos veículos e preparação para o inverno. Nesta ocasião, o Amanho será uma celebração com atividades de preparo de canteiros, adubação, processamento de podas, cobertura de solo, compostagem, e bio construção, tudo regado à música, cultura e alegria do trabalho coletivo.

Que a vida possa prosperar e cada vez mais novas possibilidades criativas possam se tornar realidade na vida de quem confia!

O QUE É: Amanho – Cantar, Tocar e Plantar

ONDE: Laboratório Terra Orgânica – R. Noberto Becker, 450. Campeche – Florianópolis, SC

DATA: Domingo, dia 01/05/2022

HORÁRIO: À partir das 08h30

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *